25 de agosto de 2012

a jangada






há algum tempo que a ideia de "limpar" brinquedos me luz na cabeça. a maior parte dos brinquedos actuais...."desencorajam a descoberta e a criatividade porque são altamente decorados, realísticos e sem uma lógica matemática ou geométrica". Os gifts de froebel são-me familiares. interessa-me a questão do brincar e do pensar na relação que as várias dinâmicas em contacto com crianças em permanente absorção vão tendo, mesmo que muitas mais vezes do que as que deseje ceda e me embrenha no dia a dia e concretize menos o que pense do que o que gostaria. há no entanto neste contexto dias que ganham momentos a que chamaria "perfeitos" em que o brincar se junta com o construir, com o pensar, com a imaginação, em que estão longe os botões em que a verdadeira descoberta está ao rubro. primeiro foi uma cana de pesca e a tristeza de descobrir que abandonando alguns pertences na praia enquanto almoçávamos foi o único objeto roubado! mais tarde recuperado. passar dias na praia com o tio e o pai a procurar paus e fio para fazer jangadas, construir, reinventar, usufruir, criar, partilhar, ver nascer, tudo muito mais intenso do que comprar um plástico electrónico estridente.

1 comentário:

madrid disse...

Concordo, mas chega uma idade que não há mais remédio que ceder.

eu vista por mim

eu vista por mim
novembro1982